segunda-feira, 30 de maio de 2011

Televisão VS Internet/Games


Tempo atrás, em 2007, a universidade aonde estudo contratou um grande educador desse país para dar uma palestra. Lembro que durante a palestra houve uma sessão de perguntas da plateia e um universitário perguntou quando a mentalidade do povo brasileiro iria mudar. O palestrante respondeu a questão e em seguida enfatizou: “As paixões vazias de um povo diminui com o aumento do nível cultural”. Em outras palavras, tudo que motiva a população de um país mas não traz retorno algum a sociedade tende a sumir com o seu crescimento intelectual, como o futebol, o carnaval, as novelas, entre outros. Não era a primeira vez que escutava essa afirmação. Já havia lido em algumas revistas e livros que quanto maior o patamar cultural de uma civilização, menor será o efeito do “pão e circo” sobre ela. Isso não significa que as pessoas deixarão de gostar de esportes, novelas ou carnaval, extinguindo-os do nosso cenário social por completo. Significa que eles não terão tanta importância ou influencia sobre nossa nação, serão colocados sempre para segundo, terceiro, quarto plano…

Quatro anos depois, aqui estamos nós em 2011. De 2007 para cá, a Educação no Brasil cresceu muito, embora não esteja ainda numa condição ideal, ela está evoluindo consideravelmente a cada ano. Assumindo esse aspecto , poderíamos dizer então que houve uma diminuição no interesse no quadro das práticas de “pão e circo”?


Se você fosse tomar as redes sociais como parâmetro para responder essa pergunta, sua resposta provavelmente seria NÃO. Basta acessar o Twitter para encontrar nomes de jogadores de futebol no Trending Topics. No Orkut, a rede social mais acessada (e em decadência) no Brasil, mostra no rank das comunidades de futebol como aquelas com mais membros e participação. Nos portais da internet, uma das sessões mais clicadas é o resumo das novelas. Todos esses fatores reunidos levaria qualquer um a crer que um efeito inverso ocorre no Brasil, ou seja, quanto maior o nível cultural, maior a influência de paixões vazias.

No entanto, com uma investigação maior, encontramos um “x” nessa equação que não se encaixa. Se estiverem todos assistindo jogos de futebol, novelas e todas as outras praticas de massificação, por que a audiência desses meios de entretenimento são a mais baixa desde do advento da televisão? É exatamente nesse ponto que começa o nosso duelo descrito no título.


 Os institutos de pesquisas descobriram que as pessoas dão importância para esses elementos, contudo, poucas colocam como prioridade. O telespectador fiel de antigamente não existe mais. Segundo o IBOPE, os dois principais culpados são: Internet e Vídeo Games. Para vocês terem noção da proporção que esse conjunto alcançou, desde do dia 10 de janeiro desse ano, o segundo lugar na audiência do horário nobre não é atribuído a Rede Record como muitos pensam. O Segundão pertence a Internet e aos Video Games. As pessoas passaram a desligar a Tv e começaram a acompanhar os acontecimentos pela internet. Por exemplo, no inicio dos anos 90, quando a Internet era um artigo de luxo e vídeo games estavam ainda em processo de estabelecimento no mercado, Rede Globo e SBT tinham uma audiência tão incrível que a média do horário nobre era o que hoje somente os picos de audiência mais espetaculares conseguem alcançar. O capítulo da novela e o jogo de futebol era sagrado, era uma prioridade. Atualmente, a maioria das pessoas que acompanham as novelas ou assistem os jogos de futebol, que sempre foram os carros-chefes das emissoras, não colocam isso como preferencia primaria. Se for possível assistir, eles assistem, senão olham o resumo na internet no outro dia. Além do que, a falta de inovação da TV Aberta Brasileira está no seu ápice, já a Internet e os vídeo games não sofrem desse mal, tornando-os muito mais atrativos.


 É essa disputa desleal que ocorre entre meia-dúzia de cabeças pensantes da Televisão contra milhões de mentes que criam a Internet e a genialidade dos autores da indústria dos games, que os executivos das emissoras já perceberam que não há como ganhar sem “trapacear”. De forma análoga, seria como uma corrida que ainda não está no fim mas já podemos apontar vencedores e a TV com certeza não está no pódio. Esse avanço desenfreado incomoda tanto as emissoras de TV que  algumas táticas para frear o crescimento da internet já são comuns na telinha. Resolvi listar as cinco principais:
  1. Reportagens e especiais nos telejornais, acusando a internet e os vídeo games com intuito de desmoralizar esses meios de entretenimento e comunicação.
  2. Copiando tudo que faz sucesso na Internet (principalmente nos Blogs de maiores destaques), sem creditar.
  3. Trazendo webcelebridades para televisão, como aconteceu com o Felipe Neto que foi para Globo, comentar futebol. (Abrindo um gancho, vejo muitas pessoas perguntando sobre isso “o que o felipe neto foi fazer na Globo num programa de esportes?”. Acho que a resposta pode ser o fato da audiência do paulistão ser a pior de todos os tempos. Precisam de uma pessoa que influencie as demais a voltarem a assistir futebol. O que será da Globo sem futebol ou novela? No que eles irão apostar? No Faustão? Na Zorra Total? É risível).
  4. Enfatizar que nada na Internet é confiável.
  5. Lançar notícias falsas dizendo que tal programa foi um espetáculo de audiência enquanto os institutos apontam o contrário.
 Grandes futurólogos (estudiosos que analisam tendências) dizem que em menos de 10 anos a Internet irá substituir a Televisão, algo semelhante o que aconteceu com a Televisão e o rádio. Essa mudança causa dor de cabeça em muita gente que deseja que tudo continue como está. É uma inversão benéfica para a população porque com a Internet no topo ninguém estará escolhendo o que você deve assistir. Na internet quem manda é você. Você decide o que quer ver, ao contrário do que acontece na Televisão, onde te enfiam goela abaixo qualquer porcaria.

Fonte: Ah Duvido!!

domingo, 22 de maio de 2011

Pessoas que trocaram suas almas por um jogo

Durante entrevista a GameStation, uma loja de games, revelou que possuía legalmente a alma de milhares de clientes, isto graças a uma cláusula inserida no contrato em 1º de abril, onde o comprador cederia sua alma para a empresa ao comprar o jogo.

A ‘Cláusula da Alma Imortal’ foi adicionada como parte de uma tentativa de mostrar como alguns clientes não leem os termos e condições de venda online. A empresa afirmou que cerca de 88% dos clientes não leu a cláusula, dando poder legal sob suas almas. Somente 12% não aceitaram assinar o contrato, e ganharam como prêmio um desconto de 5 libras (R$ 13,15 na cotação do dia 20/05/2011) sobre as próximas compras.

A GameStation porém afirmou que não iria cobrar esta parte do contrato das 7.500 almas de gamers da Inglaterra e que mandaria um e-mail aos que assinaram o contrato sem ler, anulando a cláusula.

Não se sabe se alguém se ofendeu com a brincadeira, e isso na verdade é o mais preocupante…

Mas, se é assim, quanto você acha que está valendo sua alma hoje?

Fonte: bit-tech

terça-feira, 17 de maio de 2011

No Twitter, 90 milhões de contas não têm seguidores


Um rumor levantado recentemente pelo site Business Insider pode mudar a forma como os tuiteiros - o mercado e o mundo, talvez - enxergam o Twitter: de acordo com sua página sobre si, o Twitter tem hoje 175 milhões de usuários registrados. Entretanto, de acordo com uma fonte da com acesso completo ao API (Application Programming Interface) do Twitter, não é bem assim. Após ter analisado os números de seguidores e de quantos cada um segue dos perfis registrados no microblog, a fonte do site Business Insider afirmou que existem 119 milhões de contas seguindo um ou mais perfis e 85 milhões de contas com um ou mais seguidores.

Subtraindo esses números, é possível dizer que das 175 milhões de contas registradas no Twitter ao longo de seus cinco anos, 56 milhões não seguem ninguém e 90 milhões tem zero seguidores. No Facebook, que anuncia que tem 600 milhões de pessoas que visitam seu site por mês, sendo que destas 50% voltam todo o mês, entende-se como usuário ativo, segundo uma fonte interna da empresa, aquele que tem ao menos de amigos na rede social.

Pensando a partir desse mesmo parâmetro, existem 56 milhões de contas do Twitter seguindo oito ou mais contas, 38 milhões seguindo 16 ou mais perfis , 12 milhões seguindo mais de 64 usuários e só 1,5 milhões seguindo 512 ou mais contas.

O rumor pode não ser confirmado, mas mesmo assim, fica a pergunta: quantos usuários ativos de fato tem o Twitter?

terça-feira, 10 de maio de 2011

Internet banda larga é o serviço com mais reclamações na Anatel


O Brasil possui dois reconhecimentos mundiais do qual não devemos nos orgulhar: além da internet mais cara do planeta, ela também está entra as mais lentas oferecidas, principalmente entre os países desenvolvidos ou em desenvolvimento. Enquanto japoneses podem desfrutar de até 1Gbps e os norteamericanos tem a opção de ter 100Mbps, pouquíssimos brasileiros possuem conexões de 10Mbps pelo mesmo preço pago pelas outras velocidades nesses outros países.

Assim, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), agência reguladora desse serviço no Brasil, o maior número de reclamações no período de fevereiro de 2011 foi em relação à banda larga, exorbitando o número do mesmo período no ano passado: 24,2 mil reclamações em um mês, 60,8% a mais em relação ao ano passado.

O mais impressionante é que, mesmo as empresas sabendo desses problemas, não tomam as devidas soluções para melhorarem seus serviços. Talvez isso se deva ao pouco resultado das reclamações dos usuários, que não são revertidas em melhorias nos serviços. Isso faz com que muitas pessoas se tornem descrentes do serviço de reclamação, deixando como preferência o serviço que se encontra disponível, por mais que seja lento e de qualidade duvidosa.

Segundo a Anatel, as maiores reclamações são de cobrança indevida, problemas contratuais e problemas no sinal da internet banda larga. Se as empresas procurassem atender melhor seus clientes, elas conseguiriam novos consumidores através dos bons serviços e não através de usuários insatisfeitos com outras marcas, que ficam fugindo de uma operadora para outra, como é o que acontece atualmente.

Fonte: Techtudo

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Seu próximo parceiro de videogame será um chimpanzé!


 Usando os grandes poderes da ciência, pesquisadores da Universidade de Kyoto, no Japão, encontraram outro bom motivo para colocar chimpanzés na frente de um videogame: tentar descobrir se eles tem autoconsciência suficiente para entender quais pixels os representam na tela.

Estar ciente de si mesmo é um elemento importante do cérebro humano e nos ajuda em vários aspectos da vida, mas essa não é uma exclusividade de quem anda com a coluna ereta. Os animais também conseguem. Primeiro eles se identificaram em espelhos, e agora eles podem se identificar nos games.

Três chimpanzés fêmeas adultas foram treinadas para jogar um game simples usando uma “trackball” para determinar se eles possuem um dos aspectos da auto-consciência, que é a sensação de estar em controle das suas próprias ações. Esse jogo é, na verdade, parte de um teste usado em pacientes de esquizofrenia, grupo que normalmente se sente desconectado do mundo.

O que os bichos precisavam fazer era controlar um ponto branco na tela e batê-los contra os pontos verdes. Primeiro, houve problemas.

"No começo do treinamento, não tínhamos ideia de como treinar chimpanzés para usar esse aparelho”, disse Takaaki Kaneko, psicólogo da Universidade de Kyoto e um dos pesquisadores. “Às vezes ficávamos completamente deitados no chão para fazer os chimpanzés prestarem atenção à trackball”

Depois de uma breve consulta a um detonado, o teste começou de verdade. Enquanto os chimpanzés moviam seu ponto branco, outro igual se movimentava sozinho baseado em partidas anteriores. Se os chimpanzés conseguissem apontar para a tela e identificar qual dos pixels eles estavam controlando, eles ganhavam uma recompensa.

E como todo mundo ama um docinho, eles responderam certo em 99% das vezes.

“Eu acreditava que os chimpanzés tinham essa sensação de controle assim como os humanos, e acabamos de provar isso através dessa experiência”, disse Kaneko.

Fonte: Live Science

Serão eles os futuros assassinos?

terça-feira, 3 de maio de 2011

Firefox 64-bit em português otimizado para SSE2

Para quem sempre procurou uma versão do Firefox x64 em português, vou mostrar como fazer isso através do Waterfox. Ele é uma versão compilada do navegador do Mozilla para Windows 64-bit e otimizada para as instruções MMX e SSE2. Se você não sabe se seu processador suporta essas instruções, dê uma olhada nesse link. Mas esse navegador só existe em inglês. Então vou mostrar como transformá-lo em português do Brasil.


Do que você vai precisar:
  • Pacote Redistribuível do Visual C++ 2010 x64
  • Navegador Waterfox
  • Extensões Locale Switcher 3 e Interface Brasileira do Firefox 4
  • Plugins Adobe Flash x64 e Java x64
Sugiro baixar todos os programas, extensões e plugins para uma única pasta, para facilitar sua localização depois. Primeiramente, vamos instalar o Pacote Redistribuível do Visual C++ 2010 x64. É obrigatória a instalação desse programa. Se não fizer, terá problemas!

Pacote Redistribuível do Visual C++ 2010 x64

Depois, vamos baixar o navegador Waterfox que já está compilado na versão mais atual do Firefox, a versão 4.0.1.

Waterfox 4.0.1

Depois de instalar o Waterfox, baixe as extensões Locale Switcher 3 e a extensão (na verdade, a tradução) da Interface Brasileira do Firefox 4. Para instalá-los, deixe o Waterfox aberto e arraste uma extensão de cada vez para o navegador.

Locale Switcher 3
Interface Brasileira do Firefox 4

Depois da instalação, o Waterfox vai pedir para reiniciar o programa. Depois de reiniciá-lo, o Wterfox ainda estará em inglês. Para passar em português, clique na barra de extensões com o botão direito, depois em Personalizar. Procure o item idioma (que parece um botão) e arraste para a barra de extensões. Agora você pode colocar o Waterfox em português. Logo depois que você trocar o idioma, feche e abra o navegador. Pronto! Ele estará completamente em português do Brasil!

Para ficar mais completo, instale os plugins Adobe Flash x64 (necessário assistir vídeos no Youtube) e o Java x64 (para usar os bancos online).

Adobe Flash x64
Java x64

Agora você tem o melhor navegador 64-bit otimizado 100% em português do Brasil e completamente funcional!

Até a próxima...