quinta-feira, 21 de abril de 2011

Microsoft cria contador para fim de suporte ao Windows XP


A Microsoft lançou um gadget de área de trabalho para o Windows Vista e 7 que conta o número de dias até o final do suporte para o Windows XP. Em abril de 2014, a Microsoft deve interromper a criação de novas atualizações para o Windows XP, incluindo as de segurança, o que deverá tornar o uso do sistema perigoso e inviável.

Embora o contador tenha o objetivo de manter o usuário informado sobre a necessidade de atualizar o Windows para a versão mais nova, o uso é restrito aos sistemas mais novos. Ou seja, só é utilizável por quem já abandonou o Windows XP em favor de uma versão mais nova do sistema.

Mesmo assim, softwares adicionais da Microsoft como o Internet Explorer e o Windows Media Player já estão recusando a instalação no Windows XP. Até o Windows Live Messenger já tem diferenças entre as versões.

A versão original do XP foi lançada em outubro de 2001. Quando for abandonado, em abril de 2014, ele estará com quase 13 anos de vida. O Windows 98 teve oito anos de suporte, enquanto o Windows 2000 teve dez. Em outra comparação, o Windows 95 foi lançado 14 anos depois da primeira versão do MS-DOS, de 1981 – apenas um ano a mais do que a vida do Windows XP.

O Windows XP SP2 já está sem suporte desde a metade do ano passado. Somente o Windows XP SP3 ainda recebe atualizações.

O Windows XP será o primeiro sistema com controle de ativação externo a ser descontinuado pela Microsoft. O serviço é uma medida antipirataria. Ainda há dúvidas sobre a manutenção dos serviços de ativação após o fim do suporte.

Fonte: G1

Não sei o que leva a uma empresa lançar um contador que me avisa quanto tempo o Windows XP ainda terá suporte se eu já uso o Windows Vista ou Windows 7. Para que me interessa isso? Alguém realmente não tinha o que fazer em Redmond...

Nenhum comentário:

Postar um comentário