sexta-feira, 6 de maio de 2011

Seu próximo parceiro de videogame será um chimpanzé!


 Usando os grandes poderes da ciência, pesquisadores da Universidade de Kyoto, no Japão, encontraram outro bom motivo para colocar chimpanzés na frente de um videogame: tentar descobrir se eles tem autoconsciência suficiente para entender quais pixels os representam na tela.

Estar ciente de si mesmo é um elemento importante do cérebro humano e nos ajuda em vários aspectos da vida, mas essa não é uma exclusividade de quem anda com a coluna ereta. Os animais também conseguem. Primeiro eles se identificaram em espelhos, e agora eles podem se identificar nos games.

Três chimpanzés fêmeas adultas foram treinadas para jogar um game simples usando uma “trackball” para determinar se eles possuem um dos aspectos da auto-consciência, que é a sensação de estar em controle das suas próprias ações. Esse jogo é, na verdade, parte de um teste usado em pacientes de esquizofrenia, grupo que normalmente se sente desconectado do mundo.

O que os bichos precisavam fazer era controlar um ponto branco na tela e batê-los contra os pontos verdes. Primeiro, houve problemas.

"No começo do treinamento, não tínhamos ideia de como treinar chimpanzés para usar esse aparelho”, disse Takaaki Kaneko, psicólogo da Universidade de Kyoto e um dos pesquisadores. “Às vezes ficávamos completamente deitados no chão para fazer os chimpanzés prestarem atenção à trackball”

Depois de uma breve consulta a um detonado, o teste começou de verdade. Enquanto os chimpanzés moviam seu ponto branco, outro igual se movimentava sozinho baseado em partidas anteriores. Se os chimpanzés conseguissem apontar para a tela e identificar qual dos pixels eles estavam controlando, eles ganhavam uma recompensa.

E como todo mundo ama um docinho, eles responderam certo em 99% das vezes.

“Eu acreditava que os chimpanzés tinham essa sensação de controle assim como os humanos, e acabamos de provar isso através dessa experiência”, disse Kaneko.

Fonte: Live Science

Serão eles os futuros assassinos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário